sexta-feira, 8 de março de 2019

Phalaenopsis ou Doritis pulcherrima


Conhecida por Phalaenopsis pulcherrima ou Doritis pulcherrima, vinda do leste asiatico, monopodial. Não possui perfume.

Adquiri de um orquidário de Jundiai. Veio bem cultivada e saudável com 3 partes numa só planta. Neste ano após o seu replantio está desenvolvendo uma quarta frente.

Fiz a transição dela para lugar de mais exposição ao sol e vento, troquei o substrato e a expus ao local com mais luminosidade. Deu certo, lançou uma haste floral longa, mais longa que o seu pendural metálico o que me obrigou a retirá-la do orquidário. Sua haste se desenvolveu lentamente e aproveitei para irrigá-la um pouco mais quando vi que as pontas das raízes estavam em desenvolvimento.

O interessante é que o vegetativo quer sair do substrato e do vaso! Replantei no nível da borda do vaso e suas raízes se desenvolvem quando suas folhas caem. Processo idêntico as Phalaenopsis em geral.

Possui folhas num verde bem escuro na superfície e no seu verso pigmento da cor de suas flores.

Próximo passo no cultivo dela e ter uma touceira dela para ter mais hastes florais. Pode ser um desafio e tanto!

Dica- as formigas adoram fazer montes e geram os pulgões nela devido ao açúcar produzido pelas formigas pequenas. Quando observar este processo, exponha-a a mais vento e mais rega. Ela ficará mais saudável! Se isso ocorrer, retire as pragas com escova de dente ou pincel chato.

Bom cultivo das Phalaenopsis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário