sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Eria spicata Moir ou Eria bractenses

Olá,

Destaco hoje a Eria spicata Moir ou Eria bractenses (tem duas folhas no topo do pseudobulbo e não tem perfume. Veja este link http://www.orchidspecies.com/eriaspicata.htm). O exemplar que possuo mais se enquadra na descrição de Eria bractenses, mas um amigo brasileiro das redes sociais afirma ser Eria spicata Moir.

De duas, uma. Ou este colega não sabe, ou sabe muito porque é o segundo nome que passa que não confere com a pesquisa na web. Rs.

O chato disto tudo é que foi vendida para mim como Eria rosa sem nenhuma flor! Somente comprei porque o vegetativo dela me pareceu muito diferente. Arrisquei e não me arrependo. Veja https://www.blogger.com/blogger.g?tab=mj&blogID=3289191018640659854#editor/target=post;postID=5240073797087429024;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=8;src=postname




Replantei logo depois da floração do ano passado.

Quando surgiram as hastes, pus o bokashi no funil de plástico e fui eliminar alguns pulgões com um pincel de cerdas chatas e pedi umas três hastes. Rs.


Arrisque: quando tiver interesse por algum exemplar, arrisque comprar sem etiqueta com identificação correta.

Aprendizado: use chorume pulverizado ou SPB spray, pois as hastes são miúdas e extremamente delicadas.

Dúvida no replantio: se cortasse os dois últimos bulbos e baixasse todo o conjunto de bulbos o exemplar iria bem? Nas fotos que vi na minha pesquisa, nenhuma tinha o vegetativo por completo! Havia somente fotos das flores...

Bom cultivo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário