sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Visita nas exposições - O céu é o limite! O seu bolso decide se vale ou não.

Quando puder vá visitar as exposições. Cito apenas três itens de aprendizado:

1. Observação no cultivo. Sempre há um exemplar em exibição que serve de inspiração e aprendizado no cultivo do seu exemplar. Menciono o Dendrobium agregatum majus cultivado no toco de madeira e exposto dentro do cachepot de madeira. Vejam as hastes florais pendentes e longas. Um show.


2. Conhecimento de espécies. Vejam o Cleisocentrum merrillianum, o Schoenorchis gemmata e o Thecopus secunda dos colecionadores. Um show de cultivo e exemplares maravilhosos!


3. Faça uma pesquisa de preços entre os vendedores. Sempre há o mesmo exemplar com variação de preço, pois afinal, vieram do mesmo cultivador e o preço de venda apresenta variação. Se o preço estiver o mesmo, escolha a melhor planta: vegetativo e frentes saudáveis, fortes e vigorosas.  Peça para ver o estoque dela debaixo da mesa. Sempre prefira comprar com a flor aberta. Comprar pela foto pode ser decepcionante. Com a prática, você desenvolverá o critério visual para a escolha e compra por comparação. Outro fator que se aplica ao valor final de venda é o custo do espaço e o percentual da organização do evento, então, uma mesma planta poderá estar por 60 reais numa exposição e na semana seguinte por 50 reais noutra exposição. Geralmente o valor é 1:1, um para compra com o cultivador, um para o comerciante. A Drácula gigas estava com valores de 60 a 70 reais na exposição e numa loja, 110 reais questionado por um amigo na mesma semana. Vale? -  Você é quem decidirá por comprá-la pelos valores citados. Outro exemplo, a Psychopsis papilio estava por 80 reais com uma haste numa semana e comprei por 50 reais na semana seguinte com duas hastes e uma flor noutro vendedor. Tenho certeza que o cultivador era o mesmo pelo vaso verde, indício que o cultivador não era o vendedor.

Infelizmente, não havia corte ou exemplares dos citados acima para a venda. Uma pena! Então, selecionei algumas pequenas para virem ao Brasiliana:
  • Neofinetia falcata
  • Drácula gigas
  • Entre outras, é claro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário