sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Folhas das orquídeas - Psychopsis papilio, a orquídea mariposa

Olá,


Noutro dia o tema da conversa com um conhecido foi: folhas.

  1. A função principal da folha é realizar a fotossíntese, ou seja, captar a luz e produzir energia para o desenvolvimento da orquídea.
  2. Folhas compridas e finas indicam espécies que toleram mais luz e folhas largas as que habitam locais com pouca incidência de luz.
  3. Folhas com cores claras indo para o amarelo indicam que a orquídea esteve exposta ao sol. Folhas na cor verde garrafa indicam que esteve numa área bem sombreada.
  4. Folhas carnudas possuem reserva hídrica. Folhas finas queimam facilmente e sempre é necessário protegê-las deixando-as um pouco abaixo das demais, por exemplo.
    Folha fina queimada porque está próxima ao plástico agrícola
Estes conceitos fazem que observemos as seguintes situações com as dicas de alguns colaboradores de um grupo de cultivo na web.

1. Sem luz elas não florescem e tem o crescimento prejudicado, podem estiolar/alongar as folhas por falta de luz ou deixarem de dar flores.
2. Folhas finas e curtas, exponha ao sol.
3. Folhas largas não ficam tão expostas ao sol.

Então, se a planta que você adquiriu está ficando com uma folha mais comprida que as existentes é sinal que o local está aquém/indesejável do local onde ela estava cultivada.
Folha esquerda é nova e estiolou.

Psychopsis papilio, a orquídea mariposa
Comprei este exemplar e destinei um local com 1500 lux. A nova folha estiolou, então posso expô-la ao local com mais iluminação. Dica: ela odeia frio.


Ou,
Se alguma espécie está bem no local que você a vem cultivando, outras próximas com as características foliares poderão ir bem próxima a ela.
Ex. Maxillaria schunkeana com outras maxillarias como a cerifera.
Maxillaria schunkeana com a cerifera
Maxillaria cerifera















Paphiopedium recebendo luz refletida/indireta, etc.

Entendeu? - Mova os vasos por agrupamento a partir da forma das folhas. Faça a transição no inverno para garantir melhor adaptação. Se já possui alguns exemplares, pesquise e observe qual estão no local correto e agregue outras orquídeas similares pela semelhança das folhas.

Não acertará logo, mas observe e ajuste sempre.

Bom cultivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário