sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Erros e acertos em 2018

Oi!


Rapidamente fiz uma reflexão sobre os acertos no cultivo deste ano e talvez seja similar a sua coleção.


1- A escolha da sua coleção é sua, portanto única. Nenhuma coleção será a mesma para dois orquidófilos. Cuide da sua!
Conserve vasos, pendurais, substratos e os tenha à disposição. Numa emergência ficará difícil encontrar o fornecedor ou o produto no mercado, apesar da compra on-line oferecer estes produtos.
2- Aproveite informações úteis. Há muita conversa e pouca substância nos canais e blogs da web, entretanto há muita gente fera! A questão é que quem é fera pouco passa do seu aprendizado, poucos orquidófilos transmitem sem interesse algum. Lembre-se todos são amigos no grupo virtual, poucos são comprometidos. Há quem participe e não possui nenhum exemplar.
3- O que é possível encontrar no mercado de São Paulo? - Tudo! Quem vende, ou tem o nicho de mercado e clientes fiéis que pagam preços relativamente altos, ou vai para o popular que todo mundo tem. Difícil é ter o meio termo neste mercado, tanto para quem vende, quanto para quem compra orquídeas. Veja o preço despencando no supermercado com extrema qualidade das orquídeas comerciais que estão no gosto do público.
4- Adapte os seus exemplares no local destinado do orquidário. Se mudar de endereço, a sua coleção será diferente devido à insolação e condições gerais. Há colecionadores que possuem casa na praia e apartamento em São Paulo, as orquídeas vão bem na praia e/ou vão bem aqui. Dificilmente agradará todas as espécies num só local.
5- Troque cortes de orquídeas. Há muita "comunidade verde" hoje em dia. Todos querem ganhar sementes e mudas, poucos estarão dispostos a pagar. Observe. Se tiver muitas orquídeas, doe ou plante num projeto social sério e respeitável. A nossa mata agradece mesmo que as espécies não sejam originárias e nativas.
6- Algumas se foram e outras chegaram. Que bom! Renove sempre os seus exemplares, seja buscando a excelência no cultivo, seja aprendendo o cultivo dela. Lembre-se que o conhecimento fica e pode ser divulgado.

Desejo um excelente 2019! Com muitas orquídeas, é claro.

Abaixo publico algumas fotos e verão que este dezembro está maluco! Aff! Há orquídeas em floração com dois meses de atraso. Rs.
Coelogyne xyrekes

Bulbophyllum

Bulbophyllum

Cattleya warnerii. Somente uma flor neste ano.

Maxillaria tenuifolia após receber replantio e micorrizas.

Hadrolaelia purpurata com potencial para fortalecer.
(Oliver é orquidófilo!Rs)

Cattleya guttata exige rega sistemática porque os pseudobulbos são finos e delicados.

Dendrobium moschatum floriu muito depois que ficou exposto ao sol. Fui fazer a foto e havia passado...rs.

Physichopsis papilio indo bem.

Stenoglottis longifolia adubado com húmus.

Dendrobium agregatum majus. Mais de 15 dias com a haste floral aberta.

Micropera rostrata de fácil cultivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário