sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Rodriguezia decora - Destaque do mês

Olá, 

Hoje falaremos um pouco sobre a Rodriguezia decora. Uma jóia nacional!  Nativa da região sudeste e sul, região serrana próxima ao litoral. Recomendo tê-la na sua coleção.

Muito agradável e bem peculiar. Possui o sistema vegetativo escandente com hastes que funcionam como um rizoma entre os pseudobulbos ovóides e unifoliares.

Sua haste floral possui várias flores com o labelo totalmente branco e pintas na cor magenta/vinho, um encanto. Aqui está com mais de 15 dias florida.

Suas raízes finas são aéreas e quando muito se fixam num apoio de madeira, fino e alongado porque esta orquídea crescerá para cima e não há necessidade de substrato ou base nas laterais.

Este exemplar foi adquirido em Curitiba. Estava fixado numa ripa de madeira com um pouco de musgo numa tela na sua base. Acrescentei uma cesta de plástico e substrato de carvão com casca de macadâmia para reter um pouco mais de umidade e adubo do tipo bokashi.

Acredito que o clima temperado (úmido e temperatura mais baixa) em Curitiba tenha feito bem para este exemplar. Vamos observar aqui em São Paulo.

Tem uma fragância bem suave, quase imperceptível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário