sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Orstedella centradenia ou Epidendrum centropetalum




Nativa da Costa Rica, Nicarágua e Panamá, da família Epidendrum, a Orsdella centadenia ou Epidendrum centropetalum é uma micro-orquídea de fácil cultivo. Geralmente encontrada sobre as árvores da floresta nativa voltada para o Oceano Pacífico, em altitudes de 1000 a 1400m acima do nível do mar.

Li num blog que ela adora ventos fortes e iluminação de 25 a 35 mil lux. Suporta variação de temperaturas no decorrer do dia e nas estações do ano. A umidade relativa do ar deve ficar entre 70 a 80%. Vi também fotos onde há o cultivo no toco ou placa de madeira.

Este exemplar veio de Curitiba e replantei-o num vaso cerâmico sem furos laterais e substrato de carvão com casca de macadâmia picada. Suas raízes grossas são exageradas em relação ao vegetativo fino e delicado das hastes e folhas miúdas.

Seus botões demoraram um pouco para abrir, mas quando vi a coloração e forma da flor, valeu a espera. Andava um pouco preocupada sem saber se a planta havia sentido o replantio durante o início da floração.

No meio da haste está se desenvolvendo uma raíz e um keike/muda. Vou observá-lo.

Bom cultivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário