sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Dicas de organização - Parte 1/2

Comecei 2017 organizando tudo em casa! Fiz listas, anotei medidas, escolhi caixas e afins. Vi vários canais no YouTube. Escolhi alguns canais com informações interessantes.

Desde objetos de uso pessoal, rotinas, armários, utensílios. Foi assim que cheguei a decisão para reformar a casa. Sabe quando não dá mais para adiar?!? - Pois é.

Agora devo organizar parte do material que fica fora da casa, ou seja, área de serviço e o orquidário. Talvez o orquidário já esteja mais sistematizado e tenha mais pertences.

De qualquer modo quero compartilhar a experiência do meu dia-a-dia com a organização.

1- Simplifiquei a limpeza utilizando bicarbonato de sódio, vinagre branco, desinfetante e sabão caseiro (óleo de cozinha usado, detergente, desinfetante e soda caústica). De vez em quando uso lustra-móveis nos azulejos, vidros e móveis de madeira. Veja como isto simplifica a lista no supermercado.

2- Sistematizei as lixeiras. Mantive a da coleta seletiva e uniformizei todas de tamanho, assim há o mesmo tamanho de saco de lixo.

3- Optei por fazer uma agenda com as atividades semanais e mensais. Assim não há desculpa e nem precisa ver o que é necessário fazer. Vou e executo.

4- Na rotina entraram atividades que sempre eram adiadas. P. exemplo, lavagem, cêra e aspiração dos carros.

5- Incluí retirar chorume das minhocas, adubar as frutíferas, etc.

6- Havia destinado um dia fixo da semana para o cultivo das orquídeas, agora destinei horas no decorrer da semana. Procurei evitar o cansaço físico e alternei atividades gerais no decorrer dos dias.

7- Aprendi a fazer um caldo fervido com limão, canela, alecrim e baunilha. Uma delícia! Espanta tudo e deixa a casa com uma energia incrível.

8- Reciclei potes de vidros, caixas de leite, potes de plásticos, garrafas de água mineral, etc. Dei uma função para estas embalagens. Doei para amigos que valorizam a reciclagem de vidro e garrafas pet.

9- Desapeguei de roupas, jogos de cama, utensílios da cozinha, produtos de beleza, etc. Mantive o essencial (o que já é muito! rs).

Ainda não consegui 33 peças para vestir por cada estação do ano ou praticar o minimalismo tão desejado por mim desde 2010. Veja a quantidade de vasos e orquídeas no Brasiliana. Hehehehe (atualmente supera 600 unidades).

Bom, o resultado foi incrível! Tenho tempo para as orquídeas e não dependo de ninguém para manter tudo limpo e organizado.

(continua na próxima semana)


Nenhum comentário:

Postar um comentário