sexta-feira, 3 de março de 2017

Vitamina b e cálcio

Olá,

Lembram do artigo sobre cultivo de Cattleyas e a infestação de vespinhas publicado no mês passado? - Pois é, para quem não o leu, segue o link dele: Cultivo de Cattleyas e infestação de vespinhas

Nele havia a dica do uso de vitamina b com cálcio para o replantio.

Eis um mês depois, raízes novas.

Gratidão é tudo que digo por esse aprendizado incentivado pela amiga orquidófila que passou esta dica numa visita ao Brasiliana. Vários grupos falavam disso, mas não detalhavam a sua utilização. Aprendi na prática depois de perder vários exemplares sem raízes depois do replantio onde a limpeza das raízes era quase total.

Regra de ouro

Hoje replanto quando há novas raízes, sem isto não faço nada. É como se fosse uma regra de ouro.

Gostaria que guardasse isso com você para que o seu cultivo avance e não perca mais orquídeas.

Se não for época para pseudobulbos e raízes novas, não replante. Evite o outono e inverno para todas, principalmente para as micros. Digo evite, se necessário replante.

Atente, depois da floração pode replantar qualquer orquídea. A probabilidade é sucesso no replantio.

Lembre-se de voltar a frente para leste ou norte.

Raízes novas após um mês
Cálcio
Outra dica: utilize o cálcio em separado do NPK (nitrogênio, potássio,fósforo) porque ele reage com eles. O cálcio ajuda as raízes e fortalece a orquídea. Quando a planta perder o verde nas folhas, falta cálcio nela. Nunca exagere nem na dosagem e nas aplicações. Siga com moderação sempre observando o desenvolvimento do seu exemplar. Utilizo 1ml para 3l de água e aplico no pulverizador após a rega no final da tarde. No início utilizava grânulos de NPK 10:10:10 junto ao substrato, após o uso das micorrizas o uso foi suspenso, daí o resultado do cálcio foi eficaz.

Vitamina b
Utilizo um produto comprado nas farmácias que vem junto com o cálcio. É  um líquido na cor rosa. Lembra vitamina para crianças quando perdem o apetite. Rs. O mesmo serve para a orquídea: abrir a capacidade de absorção dos nutrientes. Portanto, adube com NPK (foliar) ou bokashi, pulverize com organo-mineral, alimente-as uma semana depois que aplicar a vitamina b. Veja se há micro-nutrientes, alterne na adubação que poderá ser semanal, exceto no inverno deverá ser suspensa.

Tem dado resultado. É o que importa. Depois de um ano perceberá a diferença.

Conhecimento vale ouro
Perguntei aos colegas que adubo utilizam nas orquídeas. Ambos foram vagos, ou seja, .....
É assim, poucos divulgam o sucesso de obter floração e qualidade no cultivo.

Vamos adiante, um passo de aprendizado de cada vez. Bom cultivo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário