sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Sustentabilidade e viabilidade econômica




Hoje trago alguns conceitos de sustentabilidade e viabilidade econômica.

Por princípio neguei os produtos químicos no meu orquidário doméstico. Tive muito receio e não tive a solução para os acontecimentos do dia-a-dia, ou seja não sabia onde iria a minha jornada na orquidofilia e muito menos os impactos nas orquídeas que estavam por aqui e nem quantas eu teria. Os gatos seriam preservados com o cultivo das orquídeas e ponto.

Hoje posso afirmar que ainda não recorri aos produtos químicos, exceto para salvar uma ou outra de fungos. Utilizo os serviços do orquidário comercial para tratamento mais severo.

Descobri através de uma amiga de uma amiga que havia um cultivo de mini hortaliças e brotos baseado na sustentabilidade visando o menor impacto ao meio ambiente como o uso racional de água e energia elétrica, a adoção de produtos alternativos para o controle de pragas e doenças e a substituição de fertilizantes químicos por produtos de base orgânica. Toda a produção está baseada nos princípios de sustentabilidade.

Fui checar e realizei uma visita no produtor. Olhem que interessante.

Estufas antigas
Estufas atuais desenvolvidas pelo produtor
Alface em crescimento na estufa atual
Outras hortaliças
Flor da rúcula italiana: comestível e utilizada na culinária gourmet
Brotos diversos para a culinária gourmet
Mais brotos diversos
 O interessante desta visita foi obter do produtor informações sobre investimento, conceitos de sustentabilidade e insumos orgânicos.

Missão cumprida! Percebi que há a viabilidade não somente econômica, mas um mercado interessante e em crescimento para cuidar de nossas orquídeas. Quem irá se beneficiar pela produção em escala será o consumidor final e o colecionador de orquídeas.

Soube também que eles utilizam as tais cooperativas agrícolas que compro alguns produtos para a orquidofilia. Muitos insumos e produtos para controle de pragas e doenças são os disponíveis para as orquídeas: fertilizante organomineral foliar e repelente natural.

Posso dizer que a escolha que fiz é viável e dará resultado na coleção Brasiliana!

Bom cultivo de orquídeas e produtos para a sua culinária gourmet!

Nenhum comentário:

Postar um comentário