segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Micorrizas e orquídeas

Olá,

Uma grande amiga me deu uma dica sobre a utilização de micorrizas para o cultivo de orquídeas. Utilizo as micorrizas para o cultivo das minhas orquídeas desde 2014.

Aprovei o resultado: elas se desenvolveram muito bem, saudáveis e com raízes para todos os lados.

Há uma condição para a micorriza se desenvolver: não utilize produtos químicos nem fungicidas. 

Utilizo bokashi e chorume, assim há uma condição para o seu desenvolvimento. 

Quando vi este cogumelo no Brasiliana, pensei que tudo está bem saudável. Sem produtos químicos e em desenvolvimento. Se houvesse uma tartaruga e ela comesse este cogumelo, nós também poderíamos digerí-lo. Foi assim que um amigo perdeu a chance de almoçar. A tartaruga dele devorou toda a safra anual de cogumelos no seu pomar!


Comprei um produto importado que é utilizado no cultivo de plantas em geral: nele há ectomicorriza (pisolithus tinctorius, rhizopogon luteolus, fulvigleba, villosullus e amylogopon, scleroderma cepa e citrinum) e endomicorriza (glomus etunicatum, intraradices, mosseae e aggregatum, tricoderma koningii e harzianum).

Este é o produto. Não me pergunte o que é o que....Rs.


Faço assim para cultivar a orquídea: deixo em quarentena, acaba a floração e replanto quando necessário, troco todo o substrato, limpo as raízes secas, coloco canela, preparo o substrato conforme a raízes e habitat da orquídea. Prefiro preparar tudo para controle de rega e não para rega abundante, pois o inverno exige maior atenção no controle de rega e temperatura. Faço o replantio completo e antes de completá-lo adiciono os grânulos de micorrizas onde há raízes saudáveis. Finalmente cubro com o substrato superficial no topo do vaso e realizo o tutoramento final antes de fixar o pendural.

Molho abundantemente o vaso e tudo mais, deixando escorrer bem.

Antigamente eu molhava o substrato para replantio. Hoje trabalho com tudo seco, substratos de excelente qualidade, limpos sem pó e rego abundantemente no final do replantio. Deixo o cuidado de não deixar as raízes desidratarem com o substrato novo.

Posso dizer que as minhas plantas deram um salto qualitativo e agradeço por esta dica e pela amizade especial desta amiga!

2 comentários:

  1. aonde comprou este produto? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, compro nas lojas especializadas em perlita e todos os substratos para cogumelos e cultivo em estufa. É importado e vem bastante numa embalagem que mais parece para sal grosso.

      Excluir