sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Estações do ano e controle da floração, etiquetas coloridas no pendural metálico

Olá,

Hoje darei um destaque para identificar as orquídeas por etiquetas de plástico coloridas. Aprendi com o Nato Ximenes.


Compre etiquetas nas cores verde=primavera, amarela=verão, laranja=outono e azul=inverno. Cada cor será para cada estação do ano. Para saber o período de cada estação consulte sites especializados.

Lixe os dois lados com palha de aço ou algo similar, escreva à lápis.

No topo R de replante e complete a data que realizou esta atividade. Abaixo C de corte.

Do outro lado da etiqueta e na parte superior F de floração. Se tiver alguma orquídea híbrida que dê flores mais que uma vez, faça a etiqueta da estação para cada vez que ela te presentear com flores.

Aos poucos, o seu orquidário terá um controle de floração e os seus vasos serão rapidamente reconhecidos pelas cores das etiquetas, o que facilitará a adubação no período que antecede a sua floração. Aqui na coleção Brasiliana utilizo bokashi nos meses de janeiro, abril e setembro. Utilizo chorume na proporção 1:20 e vitamina B com cálcio na diluição bem fraca 1 ml para 2 litros de água a cada 15 dias, exceto no inverno onde tudo é suspenso.

Por que isto é interessante? Para que possa rapidamente separar aquelas que deverão ser cuidadas antes da sua floração, principalmente se estiverem "perdidas" entre outras/todas no seu orquidário. As zonas do orquidário possuem características diferentes, então as plantas necessitam de um cuidado maior antes da floração, inverno e verão.

Mesmo que tenha poucas orquídeas, vale a pena organizar utilizando este recurso visual. Rapidamente a sua coleção aumentará e poderá se perder na adubação delas ou prevenção no período da floração. Percebi que estas cores me auxiliam na separação do vaso, destiná-lo na prateleira com o sol da manhã, controle de água, tutoramento, etc, ou seja, período que ela terá mais a atenção.

Detalhe: a etiqueta branca com a procedência, data de aquisição e identificação da orquídea deverá ser mantida junto com a etiqueta colorida.

Após meio ano de utilização das etiquetas plásticas pude observar que a cor laranja não resistiu aos raios ultra-violetas, desbotou e não cumpriu o objetivo. Ainda utilizo este método até encontrar outro similar.

Utilizo o cultivo suspenso na estrutura de madeira. Os vasos não tem lugar fixo por gancho. Tem gancho metálico parafusado para que o pendural metálico possa suspender o vaso cerâmico. É neste pendural que coloco as etiquetas plásticas.

Poucas orquídeas sem pendurais estão nas prateleiras. Todas com etiquetas.

Citarei outro controle bem interessante. Vi somente uma grande e admirada colecionadora fazer desta forma. Escreva a identificação da orquídea, imprima a foto da flor, plastifique e deixe fixada no vaso, não no pendural metálico que é removível para a planta ser exposta sem ele. Considero muito legal esta organização por foto, pois há o registro no vaso durante o período todo, com ou sem flor. Pode ser feito um controle de qualidade de uma floração para outra e avaliar o cultivo de um período para outro.

Acrescento também os detalhes deste pendural em inox. Detalhes que fazem a diferença no cultivo, além de prático, é duradouro. Hoje utilizo somente os de inox com este canudo. Já tive vaso quebrado porque uma haste de galvanizado quebrou ao bater noutro, devido as demais hastes não caiu.

Sem o canudo e em galvanizado: vida curta

Com o canudo e em inox: o vaso não cairá

Um comentário:

  1. Ideia interessante. Onde consigo achar essas etiquetas coloridas?
    meu contato lf_jf@live.com

    ResponderExcluir