sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Primavera 2016

O ciclo da natureza é implacável!

Demorei a perceber isso com o cultivo das orquídeas. Talvez vocês também...

Neste ano atentei um pouco mais para alguns acontecimentos na natureza:

1- o sabiá de peito laranja começou a cantar no meio de agosto: 3:10 da manhã todos os dias. Nos anos anteriores cantava às 4:30.
2- ipês amarelos, brancos e rosas floridos em várias regiões do bairro. Um show a parte.
3- folhas cairam rapidamente e a seiva da árvore da calçada trouxeram os pulgões na semana passada. Tinha população de pulgões nas frestas dos carros e no piso da garagem.
4- o primeiro cupim apareceu no início da semana. Identifiquei no tronco da mesma árvore da rua. Apliquei inseticida à base de água no foco e a população diminuiu.
5- um colega postou a foto da Amarilis totalmente aberta. Um indício da primavera.
Amarilis fotografa pelo amigo Edson Cherem
6- a amoreira híbrida deu a sua safra anual em duas semanas e acabará nesta semana.

Interpretei estes sinais e fui checar alguns vasos de orquídeas. Algumas raízes estão crescendo, como se fosse um despertar para a primavera.


Rapidamente dei água abundantemente e apliquei o bokashi. Alerta geral! Não venham me visitar tão cedo, o cheiro está terrível por aqui. Deve durar uns dias. Nem o mascote Oliver está suportando. Rs.

Devo pulverizar o chorume na proporção 1:20 nas plantas em geral, incluindo o jardim na semana que vem, pois já identifiquei alguns pulgões nas frentes de algumas orquídeas e atividades de formigas nos Pleurothallis.

A seiva é desejada pelas formigas e pulgões. Cuide dos novos brotos. Quando a quantidade é pequena, faço a catança manual, mas considere que o nosso magnetismo pode danificar o broto, então prefira usar pincel com cerdas chatas ou papel toalha descartável.



Vamos ver o resultado. Confira as suas pequenas.

Fiquei bem feliz por ter o orquidário todo telado e parcialmente coberto. A infestação poderia ser maior e o sábia velho conhecido não estragará os vasos retirando o musgo, pois a sua família deve ter aumentado.

Bom cultivo e tenha uma excelente primavera 2016!




Nenhum comentário:

Postar um comentário