sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Destaque do mês Maxillaria sanguinea

Comprei uma touceira com dois colegas, a dividimos. Veio plantada assim: vaso cerâmico sem furo na lateral, fibra de côco, carvão e pouco da casca de pinho.

Admirei a composição no vaso, todas as frentes com o mesmo número de pseudobulbos e suas folhas bem  verticais, bem firmes.

Tenho poucas Maxillarias, muitas morreram por falta de água de chuva, ventilação e sol. Fiquei apreensiva ao histórico delas no meu orquidário.

Esta é a primeira floração dela em casa! Está indo super bem.


Os botões florais crescem rapidamente e em uma semana a primeira flor abre. Quando estava abrindo, me lembrou um Cymbidium por algum motivo, talvez o formato externo...talvez o brilho das sépalas e pétalas... suas flores possuem quase 1,5cm de largura. Sei lá...porque a sua flor lembrou o outro gênero.


A estrutura vegetal dela me lembrou a Maxillaria tenuifolia, aquela que tem cheiro de côco. Esta tem o pseudobulbo arredondado e folhas bem mais estreitas e cônicas, mais curtas que a sua prima. Numa rápida comparação, esta Maxillaria sanguinea está sendo muito mais fácil de cultivar que uma tenuifolia que tenho aqui e ainda não deu flores.



Para o tamanho dela, eu diria que deu várias flores. Gostei do resultado.

Daria o destaque para o labelo desta pequena. Há um rosa avermelhado no interior e na extremidade um branco bem suave.

Não percebi aroma acentuado, apenas um cheiro, algo bem suave.

Percebi que os pseudobulbos estão hidratados, folhas saudáveis e novos brotos tem vindo com vigor, ou seja, esteve muito bem cultivada!


Fiz uma rápida pesquisa e soube que é nativa das florestas de 50 a 900 metros acima do nível do mar na Costa Rica e Panamá. Imagino clima quente e úmido. Brisa do mar.



Ela está numa prateleira onde há sol pela manhã, é úmido e ventilado. Perto dela está a Maxillaria variabilis.



Devo mantê-la na minha coleção Brasiliana, ela é bem interessante. Quero cultivar uma touceira dela! Falando em touceira, algumas ficam interessantes em quantidade.



Agradeço imensamente por tê-la aqui.



Bom cultivo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário