sexta-feira, 22 de julho de 2016

Mimetismo - parte 01

Santa ignorância, a minha!

Não vejo a hora de saber mais sobre a causa e os efeitos do mimetismo nos seres vegetais e animais.
Este tema me interessou e fiz uma rápida pesquisa sobre mimetismo e as orquídeas. Pasmem!
Encontrei algo: Mimetismo consiste na presença, por parte de determinados organismos denominados mímicos, de características que os confundem com um outro grupo de organismos. 

Por exemplo o bicho-folha é confundido com a folha de determinada espécie de planta. Essa semelhança pode se dar principalmente no padrão de coloração, textura, forma do corpo, comportamento e para todas as características químicas, e deve conferir ao mímico uma vantagem adaptativa. Veja: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mimetismo
Pesquisei sobre mimetismo após uma breve visita ao colega José Roberto Heise, um colega colecionador de conchas.

Ele me mostrou algumas da sua coleção até que mostrou estas da fotografia, curiosamente soube naquele momento que as conchas realizam mimetismo. Na concha da direita, ela possui apoios na sua própria estrutura. Já na concha da esquerda, ela provisiona pedaços para a sua estrutura a partir de outras conchas menores, vejam a escolha de tamanhos e a posição que cada uma ocupa na concha central.
                   
                                                                                 


As formas se modificam e a atração/escolha parece utilizar as peças que mais se assemelham fisicamente, aparentemente com a concha central viva ou que possa servir ao propósito na realização do mimetismo para um movimento funcional em relação à água ou na areia do fundo do mar.

Semana que vem tem a segunda e última parte do MIMETISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário