domingo, 8 de maio de 2016

Destaque do mês Maxillaria variabilis vermelha


 

Maxillaria variabilis

 
 
É a primeira floração dela comigo! Fico alegre em saber que esta maxillaria floriu, pois tenho várias e acredito que necessitam de mais luminosidade que esta. Esta parece ser de fácil cultivo.
Ela está com as micro-orquídeas no orquidário, cobertura em plástico com ventilação constante e sol pela manhã. Devo mantê-la neste local.
 
Ganhei de um amigo que dividiu uma planta em três partes, ficou com uma parte e dou as duas outras partes.  Sou grata por esse presente!

Soube que fez cortes e a plantou no vaso cerâmico com mix de casca de pinho, chip de fibra de coco e um pouco de pedaços de carvão sobre base com pedaços pequenos de isopor. Possui excelente drenagem e rega abundante em toda ela diariamente. Quando florida, rego somente no substrato para manter as flores por mais tempo como qualquer outra orquídea.
Quando chegou em casa, tutorei com um palito de madeira bem no centro dela e amarrei a base de planta de modo bem firme. Eu já perdi algumas mudas de maxillarias por não dar firmeza nelas, com a rega por esguicho, a planta recém-plantada pode se movimentar e prejudicar a fixação das raízes novas ou mesmo cair do vaso.

Nativa das montanhas da América Central. Possui pseudobulbos elípticos não tão longos e não tão redondos, pseudobulbos levemente achatados com uma folha pequena linear. O rizoma sobe ereto e várias frentes podem surgir da base de um pseudobulbo.

Floração dispersa com unidades que se alternam durante o período de cerca de 3 semanas. Duração de até uma semana cada flor. Possui várias cores desde vermelho escuro até laranja amarelado com vermelho. Se for adquirir uma, veja a cor da flor antes de decidir por ela. A vermelha é bem interessante!

 
O destaque é para o seu labelo: brilhante na parte superior. O contraste é com a coluna, clara, amarelada.
Possui perfume discreto nem tão adocicado ou cítrico, quase indescritível, não acentuado durante todo o dia, imperceptível no orquidário para o tamanho e floração atual.

Para a proporção da parte vegetativa, a floração dela foi satisfatória! Recomendo!

Bom cultivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário