sexta-feira, 20 de maio de 2016

Para um orquidário saudável - parte 04

Hábitos e costumes - Parte 04


6- Assim como os acessórios, selecione também fornecedores das plantas e analise a procedência e cultivo de suas orquídeas. Este é um assunto delicado, e posso falar da minha experiência na aquisição da minha coleção.

  Eu sempre comprei orquídeas com flores. Gostava de escolher pelo perfume, cores, tamanho e forma geral. Então, tive a ideia de montar uma biblioteca básica com alguns livros de referência. Encontrei primeiramente a coleção “As orquídeas da Serra do Castelo”, uma coleção sensacional que descreve 700 orquídeas da Mata Atlântica, com fotos, desenhos, datas de floração... São 04 volumes que possuem várias espécies do Brasil. Comprei os quatro volumes neste link, pois como a venda é feita diretamente pelo autor, o estoque sempre estará garantido. 

   
"As orquídeas da Serra do Castelo"

 

   Organização: Coloquei então, post-its em todas as páginas com fotos que eu gostava da flor... daí surgiu a primeira lista de desejos. Imaginem que havia post-its amarelo para as que já havia adquirido e azul para as que tinha que ter.

    
lhama.me


  Para não levar os livros 24 horas debaixo do braço, havia uma lista simplificada para eu ir às exposições em busca delas. Foi através de pesquisas na Internet e artigos publicados que comecei a aproveitar viagens pelo Brasil para conhecer produtores de orquídeas. Foi bem interessante conhecer cada empresa que visitei, fazer amizades, conhecer as plantas em vários estágios do cultivo, perceber enfim o quanto a condição fitossanitária é a base para o sucesso de um orquidario comercial. Mas, muito importante também: A vocação de quem produz, pois haverá muita história a ser contada.

www.megacurioso.com.br

  Foco total: Para focar no assunto, é o seguinte: paga-se pouco para mudas de tamanhos diversos antes da primeira floração, com a promessa de tirar a sorte grande com uma flor espetacular! Ou então, investe-se muito para ter um corte (dianteiro ou traseiro, mas sempre com ao menos 03 pseudobulbos) da planta adulta com a flor já vista e reconhecido valor estético e de mercado. Após algum tempo, todo orquidófilo apurara o seu olhar e o quesito estético será aflorado. Surgirá naturalmente um movimento de recusa das flores que não possuem ângulos e formas agradáveis e melhoradas geneticamente através de cruzamentos.
      
pitcherplants.proboards.com

  Decida-se: alguns apaixonados (principalmente por Walkerianas) pagam alto por plantas que apresentam tais quesitos, mas outros continuam apaixonados por todas elas, sem exigência alguma, amor incondicional de pais para com seus filhos. Qual tipo você é? 


www.thenativeorchid.com


  Finalizo então, sugerindo que defina o seu fornecedor. Não se esqueca de incluir aquele amigo(a) das redes sociais que sempre manda algumas plantas para você! Lembre-se de doar também as suas para outro(a) amigo(a), pois é dando que se recebe. Hehehe...

    
    Bom cultivo e muitas flores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário