sexta-feira, 13 de maio de 2016

Para um orquidário saudável - parte 03

Hábitos e costumes - Parte 03



5- Selecione fornecedores para cachepot, vasos, pendurais, etiquetas e insumos em geral, principalmente os substratos do seu cultivo
 
Estamos falando aqui da necessidade de buscar qualidade de produtos e de serviços, além de bons preços. Vários fornecedores podem suspender o fornecimento de uma hora para outra, e isto pode te prejudicar, principalmente se resolveu padronizar seu orquidário! Se gostou do produto e do atendimento, com certeza voltará para novas aquisições, mas se teve um atendimento razoável, procure outro fornecedor, pois imagine o efeito desta vibração negativa nas orquídeas?


 
E onde posso comprar? Geralmente os orquidários comerciais possuem uma linha pequena de produtos: vasos cerâmicos, pendurais, cachepots, substratos em pequenas embalagens. Já um Centro de Distribuição, possui escala e bons preços, mas não oferecem produtos customizados. Lojas comerciais de artigos para jardinagem não costumam ter produtos para a orquidofilia, e por fim, as Cooperativas de produtos agrícolas geralmente tem bons preços e alguns artigos que valem a pena, como tesouras, plásticos, telas, arames, pulverizadores.

ninaspetshop.com.br
 
Geralmente compro meus vasos cerâmicos e substratos em exposições de orquídeas, pois procuro ter sempre o mesmo fornecedor, parceiro do evento que possui preços bons e artigos específicos, e para isso sempre reservo uma verba para montar o estoque ou repor artigos que estão acabando, afinal planejamento é tudo! Outra boa opção é fazer compras coletivas, com produtos ofertados por orquidófilos em quantidade menor a partir de uma aquisição de um galão grande, ou mesmo negociar direto com o fabricante ou distribuidor de substratos e vasos cerâmicos.

http://cdn1.mundodastribos.com/371675-compra-coletiva-para-crian%C3%A7a.jpg

 
Fique de olho: Por fim, vale muito a pena descobrir um associado orquidófilo que tem habilidades para fazer cachepots, pendurais e outros artigos para uso nas orquídeas. Durante reuniões da associação, núcleo ou círculo orquidófilo, é comum discretamente oferecerem tais produtos por um valor bem interessante e com qualidade superior ao oferecido ao mercado!  Já presenciei e ofereci o escambo de substratos que possuía e que não mais utilizaria no meu cultivo.


 
Vale a pena oferecer e realizar algo simples com madeiras de demolição, tocos de madeira ou nós-de-Pinho, etc. Eu sou extremamente grata com os amigos orquidófilos que me deram vasos, cachepot de peroba, nó-de-Pinho, tocos de peroba e artigos em geral. Sou imensamente agradecida por tê-los conhecido e pelos mimos que tenho até hoje.

 
PONTO ALTO: Já troquei reproduções das minhas ilustrações por livros recém lançados. Foi deste modo que conheci o meu sócio neste blog, compartilhamos os mesmos valores e atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário